Tipos de conteúdos imersivos: como gerar e usá-los ao seu favor

Entender quais são os tipos de conteúdos imersivos e como você pode usá-los ao seu favor é essencial para se destacar no mercado. A inovação e a arquitetura precisam estar lado a lado para garantir o desenvolvimento e a evolução do setor. 

Por isso, a seguir explicamos as principais características dos três tipos de conteúdos imersivos e como você pode utilizá-los em seus projetos.

Boa leitura!

Afinal, quais são os tipos de conteúdos imersivos?

Os tipos de conteúdos imersivos fazem parte do primeiro pilar da Realidade Virtual. Existem mais dois pilares além dele: o Aplicativo VR e Óculos VR. Estes três pilares em conjunto garantem a experiência de imersão em sua totalidade. 

Isto é, não há como priorizar um dos pilares em detrimento de outros. É preciso que todos estejam em perfeita sintonia e harmonia para assegurar o encantamento por completo.

Nós, do MeuPasseioVirtual, desenvolvemos o termo “pilares da Realidade Virtual” para melhor explicar como a tecnologia funciona e o que é preciso para utilizá-la. O intuito é apresentar ao mercado, de maneira simples, como é possível criar experiências de imersão virtual sem complicações.

Portanto, os tipos de conteúdo imersivos possuem formatos específicos, criados para serem visualizados com os óculos de realidade virtual. Em telas planas eles permitem que a visualização seja feita de forma interativa e não estática.

É possível dizer que eles são a base para as experiências de imersão, sendo o ambiente virtual para onde o usuário é transportado. Tudo com a ajuda dos outros dois pilares.

Há apenas três tipos de conteúdos imersivos: imagem 360; vídeo 360 e projeto 3D. O conteúdo imersivo é o que determina o sucesso ou o fracasso da experiência de imersão virtual. Afinal, eles conseguem mostrar 100% dos ambientes, incluindo todos os lados e ângulos.

Não há como transformar ou converter um conteúdo convencional para um conteúdo imersivo. É preciso criá-lo ou captá-lo diretamente no seu formato correto. O conteúdo imersivo precisa ser captado por câmeras 360 ou gerado pelo processo de renderização com a ajuda de softwares de modelagem 3D.

Impactos da imersão nos resultados dos seus projetos

Cabe destacar que a completa imersão pode ser uma arma poderosa para encantar seus clientes em suas aprovações de projetos. A junção dos três pilares poderá ser utilizada para realizar a venda ou apresentação de projetos, acompanhamento de obras, visitas técnicas, showrooms virtuais, prospecção de clientes e processos de vendas. 

É importante reforçar também o impacto da experiência do cliente nos negócios atualmente. Uma recente pesquisa da Zendesk afirma que 61% dos compradores, após uma única experiência ruim, tendem a recorrer a um concorrente. E 76% deles não voltariam mais após duas experiências negativas. Por isso a importância de investir em imersão para garantir fidelidade.

A imersão não só gera impactos na tomada de decisão e no engajamento dos clientes, como também ajuda na construção de um diferencial competitivo. Isso porque, os profissionais que apostam em inovação e trabalham com ferramentas tecnológicas ganham maior destaque e são mais lembrados por sua modernidade.

Usar a tecnologia na arquitetura e no design de interiores auxilia a gerar mais credibilidade e segurança na visão do cliente. Tendo em vista que, com esses recursos, ele compreenderá com mais facilidade os aspectos do projeto e saberá que o que foi prometido será entregue. 

Somados a isso, a Realidade Virtual ainda é uma solução pouco explorada no setor. Portanto, ao utilizá-la você garantirá que seus serviços fiquem marcados no cliente devido à imersão e experiência única.

Quais são as principais características dos conteúdos imersivos?

Listamos a seguir os três tipos de conteúdos imersivos e suas principais características. Confira!

Imagem 360

Tudo começa com a Imagem 360! Este conteúdo tem um formato de esfera em que, por meio de um ponto central, pode-se capturar e visualizar um ambiente em todos os seus ângulos.

É possível obter a imagem 360 de duas formas. A primeira é pela fotografia 360 através de câmeras 360. Aqui, é preciso capturar o ambiente físico real. Outra maneira de gerar esta imagem é por meio de renderização, com a ajuda de um software de modelagem 3D. Neste caso, é desenvolvido um ambiente 360 completamente digital.

No setor de arquitetura é mais comum que esse conteúdo seja usado com maior frequência através da renderização de imagens 360 a partir de um projeto 3D. E esse processo poderá ser realizado com softwares já conhecidos no mercado, como o 3DS, Revit, Lumion, Sketchup e o Promob. 

Além deles, há também os plugins de renderização, como o V-Ray, Corona e o Promob Real Scene que, por possuírem diferentes padrões de configuração para saída do arquivo, facilitam o processo.

Na arquitetura, as imagens 360 são a base do Tour Virtual 360, ferramenta que possibilita a imersão interativa do cliente no projeto. Clique no botão abaixo para saber um pouco mais sobre Tours Virtuais em projetos de arquitetura.

Vídeo 360

O Vídeo 360 segue a premissa do conteúdo anterior. Ele pode exibir e apresentar ambientes reais ou totalmente virtuais. As mesmas câmeras 360 utilizadas para a fotografia podem ser usadas para a construção de vídeos 360 também. 

Logo, aqui é preciso colocar a ferramenta em um ponto fixo ou usá-la em deslocamento. Essa segunda opção gera uma sensação de maior interatividade. No entanto, é preciso saber utilizá-la com assertividade para não causar desconforto ou experiências ruins. Já na primeira alternativa a experiência se torna mais confortável porque o usuário terá sua atenção voltada para o conteúdo transmitido. Afinal, ele se tornará um expectador dentro do ambiente e poderá navegar pelo local com ajuda de elementos de movimento, como setas. 

Ainda é possível acrescentar recursos interativos para gerar maior imersão, como som ambiente, narração, transição e componentes visuais.

De qualquer forma, os vídeos 360 também podem ser feitos por meio de softwares de modelagem 3D. Isso porque eles são capazes de criar animações de um projeto 3D.

Projeto 3D

Por fim, o Projeto 3D é desenvolvido por softwares de modelagem 3D. Ele é bastante utilizado em aplicações com gamificação e na criação de jogos, além de atividades que envolvem Realidade Virtual e alta complexidade.

Por precisar de alto nível de detalhamento, esse conteúdo demanda tempo, investimento e conhecimento técnico especializado. Logo, é mais utilizado nos setores de saúde, game, educação e engenharia (BIM).

E como vimos anteriormente, ele também é a base para a renderização das imagens 360 e vídeos 360.

Próximo passo

Busque continuar se aprofundando no assunto e teste a criação dos três tipos de conteúdos imersivos. Lembre-se dos efeitos positivos da imersão para a experiência do seu cliente e, consequentemente, para o seu negócio. 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto, clique aqui para ter acesso ao nosso treinamento gratuito de Fundamentos da Realidade Virtual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *