câmeras 360 para arquitetura

O uso de câmeras 360 na arquitetura

Câmeras 360 são equipamentos que facilitam a captura de fotografias em 360 graus. Utilizadas no Mercado Imobiliário, são também ferramentas utilizadas por arquitetos no relatório de acompanhamento de obras.

É importante o mercado de Arquitetura conhecer mais sobre um equipamento que pode trazer um diferencial competitivo para o escritório. Reunimos aqui algumas informações relevantes sobre as câmeras 360. Boa leitura!

O que são câmeras 360?

As câmeras 360 são equipamentos que permitem a captura de fotografias e vídeos 360 com apenas 1 (um) clique. São muito simples de usar, o que facilita a adesão de pessoas leigas em fotografia.

Os modelos mais comuns contam com duas lentes fisheye (olho de peixe) que capturam duas fotografias 180, tanto na vertical quanto na horizontal. Essas duas imagens são “costuradas” pelo próprio software da câmera.

Desta forma, a fotografia 360 é gerada no formato correto, em uma boa qualidade e sem requerer edição após a captura. Contudo, se você possui conhecimento em softwares de edição, pode também fazer possíveis correções ou aplicar efeitos e filtros, se assim desejar.

Se você possuir algum conhecimento em técnicas de fotografia, poderá obter melhores imagens configurando a relação entre os itens do triângulo de exposição (ISO, abertura e velocidade).  

As câmeras 360 possuem seus próprios aplicativos de captura. E é no aplicativo que você faz a configuração do triângulo de exposição e dispara a captura das fotografias e vídeos 360. 

Como utilizar as câmeras 360 na arquitetura?

Na arquitetura, a captação das fotografias 360 funciona de forma semelhante ao do Mercado Imobiliário. No geral, cada ambiente do imóvel é fotografado de forma que se tenha uma visualização de todo o espaço do cômodo.

Contudo, no Mercado Imobiliário a captura das fotos 360 é feita somente em imóveis prontos, e apenas uma vez. Já na arquitetura, a captação das fotografias pode ser feita várias vezes, de acordo com a execução da obra.

Imagine poder gerar um acompanhamento de obra interativo. Isto é possível criando Tours Virtuais com as fotos 360 de cada ponto principal da obra. E esse processo pode ser feito de forma periódica, em cada etapa da obra.

Este tipo de acompanhamento de obras não é usado apenas para mostrar ao cliente o andamento da obra. Empresas e profissionais fazem do Tour Virtual 360 uma ferramenta de identificação e anotação dos itens relevantes da execução do projeto.

Assim, de forma periódica, um novo Tour Virtual é criado com as fotografias 360 do momento exato da obra. Isto permite mostrar visualmente a evolução e o antes e depois da obra em cada fase, em cada etapa da obra.

Tour Virtual para marketing e vendas 

Tours Virtuais podem ser criados para mostrar as fotos 360 de obras finalizadas, gerando assim um belo portfólio interativo. Indo além, para cada trabalho realizado é possível mostrar o antes e depois de cada projeto: o Antes, com as imagens 3D 360 e o Depois, com as fotografias 360.

Fotografias 360 e Realidade Virtual

Assim como as imagens 3D renderizadas em 360, as fotografias 360 também são tipos de conteúdos imersivos. Tours Virtuais criados com fotos 360 também podem ser visualizados de forma imersiva com Realidade Virtual.

Sendo assim, é possível levar o cliente para dentro do projeto 3D, para dentro da obra em fase de execução e para dentro do resultado final após a conclusão da obra.

Modelos de câmeras 360

câmeras 360 para arquitetura

Já testamos alguns dos modelos de câmeras 360 mais utilizados no mercado. Dentre eles podemos destacar aqui 3 (três) marcas que criaram modelos de câmeras 360 muito interessantes: Ricoh Theta, Insta360 e GoPro. 

A Ricoh Theta é uma das câmeras 360 que mais nos agrada devido a resistência, simplicidade e praticidade. Estes são alguns dos modelos disponíveis atualmente: SC, SC2, V, Z1 e X. 

As câmeras da Ricoh Theta geram fotografias 360 de ótima qualidade. Além disso, essas câmeras possuem uma estrutura de hardware resistente e um aplicativo com usabilidade excelente.

A Insta360 é uma empresa que uniu em um só equipamento o conceito das câmeras 360 e das câmeras de ação. É uma mistura de GoPro com Ricoh Theta. E ela vem superando a cada modelo.

Da Insta360, os modelos do momento são o X, X2, X3, ONE R e ONE RS. Além de imagens de ótima qualidade, são modelos muito indicados para vídeos 360, apresentando uma ótima estabilização de movimento.

A GoPro também entrou no mercado de fotografia e vídeos 360. Primeiro com o modelo GoPro Fusion, que logo foi substituído pela GoPro Max 360, que até o momento é o único modelo de câmera 360 da marca. Ela possui um estilo action, assim como os modelos GoPro Hero. 

Além dos modelos citados acima, há muitos outras câmeras 360 no mercado: Garmin VIRB 360; Aleta S2C; Vuze Camera; Kodak PixPro; Kandao; Nikon Key Mission; Xiaomi 360 Mi Sphere; Z CAM S1; VRDL360 Camera, entre outras.

Próximo passo

Gostou deste conteúdo? Tem interesse em saber mais sobre as câmeras 360 e fotografias 360? Deseja saber mais sobre o assunto? Então clique aqui e participe do nosso treinamento gratuito sobre Câmeras 360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *