óculos VR

Óculos VR para arquitetos: saiba qual escolher

Conhecer os principais modelos de óculos VR garante a criação de uma melhor experiência de imersão para o seu cliente.

Mas lembre-se, eles precisam atuar em conjunto com os outros dois pilares da Realidade Virtual: Conteúdo Imersivo e Aplicativo VR. Sozinhos os óculos não fazem nada.

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas informações importantes sobre os óculos VR para arquitetos, para que seja mais fácil compreender as suas funcionalidades e características. E consequentemente, saber qual modelo escolher. 

Boa leitura!

Você sabe quais são os impactos do óculos VR na imersão do cliente?

Os óculos VR funcionam com um dispositivo de saída de vídeo. Eles são o terceiro pilar da Realidade Virtual, responsáveis pela transmissão da sensação de imersão no ambiente virtual. Através deles visualizamos o Conteúdo Imersivo.

É possível visualizar um conteúdo imersivo pela tela plana de um celular ou monitor de computador. No entanto, esta forma de visualização não fornece a sensação de estar, de fato, dentro do conteúdo.

É apenas através de um óculos VR que conseguimos ver um ambiente virtual de forma muito semelhante a como vemos o nosso mundo real. São as lentes dos óculos VR que geram esse efeito visual quando vestimos um óculos VR no rosto.

Em outras palavras, os óculos VR nos permitem entrar no mundo virtual. Conseguimos visualizar os ambientes com a sensação de estar presente no ambiente, da mesma forma como percebemos estar em um ambiente real.

Há uma grande variedade de modelos de óculos VR disponíveis no mercado. Existem aqueles mais sofisticados, tanto no material de fabricação (hardware) quanto em tecnologia (softwares e firmwares), e há também modelos muito simples, fabricados em plástico ou até mesmo de papelão.

Estes últimos tornam a experiência de Realidade Virtual acessível a qualquer pessoa. Eles funcionam como um suporte ergonômico para que seja encaixado nele um celular. Esses modelos possuem apenas lentes, toda a tecnologia necessária para a imersão virtual é fornecida pelo celular.

óculos VR

Compreender as principais características que diferenciam os modelos de óculos VR facilita o entendimento quanto a importância do óculos VR na imersão dos seus clientes nos projetos de arquitetura. 

O uso da Realidade Virtual durante a apresentação do projeto é uma forma de transmitir ou ampliar a boa experiência do cliente com o seu trabalho. Essa é uma das características que impactam na tomada de decisão. Lembre que 61% dos clientes recorrem a um concorrente logo após uma única experiência ruim.

Níveis de experiência da imersão 

Uma pesquisa indicou que 58% dos consumidores compartilham experiências boas e 68% deles confiam em recomendações e avaliações online. Logo, assegurar uma boa experiência permite que você consiga reter o cliente por mais tempo, aumente a sua satisfação e até consiga um bom número de indicações através dele. 

E você pode garantir uma boa experiência a partir de diferentes níveis de imersão virtual. Algumas estimulam apenas a visão do cliente, colocando o usuário como espectador. Ou seja, ele consegue observar tudo o que está no ambiente virtual, mas com pouca ou nenhuma possibilidade de interação. 

Esse é um nível para iniciantes, sendo ideal para públicos com pouco contato com tecnologia. De qualquer forma, o objetivo deste tipo de imersão é transmitir algum tipo de sentimento, um encantamento, uma surpresa. O cliente consegue, ao mesmo tempo, ter emoção e entendimento através de uma observação atenta do ambiente virtual, sem distrações com outros elementos de interação. 

Esse nível de imersão virtual é muito recomendado para a realização de apresentações de projetos de interiores e arquitetura.

Também é possível aumentar o nível da experiência de imersão adicionando à ela componentes sensoriais, como os relacionados a audição e tato. Este tipo de experiência já é mais indicada para usuários com um pouco mais de experiência em Realidade Virtual.

É muito comum ver experiências deste nível em jogos e softwares de Realidade Virtual aplicados diretamente a engenharia, saúde, treinamento ou entretenimento. Esse grau de imersão é mais complexo e pode exigir equipamentos extras como coletes, luvas e sensores de movimento.

Como escolher um modelo óculos VR

óculos VR

Quando você for adquirir um óculos VR, há algumas características importantes que você precisa levar em consideração para fazer uma boa escolha. Listamos aqui as principais:

  • Ângulo de visão: nos dados técnicos do equipamento este item aparece descrito como FOV (Field Of View). Ele se refere ao ângulo de abertura visível aos olhos ao vestir o óculos. No mundo real o FOV do nosso olho é de 180°, enquanto da maioria dos óculos é de 90°. Procure escolher um que indique 90° ou mais;
  • Conforto: ao contato com o rosto, o óculos VR deve se encaixar de maneira suave, sem pressionar ou deixar marcas. Ele deve se ajustar e se moldar ao rosto do usuário. Isso é importante para garantir a atenção e o foco do cliente durante a apresentação;
  • Design: esse critério vai além da estética. É importante avaliar o material utilizado na fabricação, sua resistência e a qualidade da espuma. Há ainda modelos com vários elementos que podem desgastar ou quebrar com facilidade e tempo, como molas, pinos, botões e regulagens; 
  • Sensação de imersão: são características de itens como tamanho do equipamento, ergonomia, diâmetro das lentes, distanciamento entre lentes e a distância das lentes com a tela. Esses são componentes de design que influenciam no nível de imersão.

Afinal, quais são os principais modelos de óculos VR?

óculos VR

Nós separamos os diferentes modelos de óculos de realidade virtual em 3 (três) categorias, de acordo com o nível de experiência de imersão que eles transmitem: Experience, High Experience e Game Player. Desta forma fica mais simples explicar cada tipo de óculos VR de acordo com o seu grupo de características.

Experience

Essa é a categoria que define os modelos de óculos VR mais simples e com valores mais acessíveis. São os óculos que utilizam a tecnologia Cardboard, responsável por transformar o celular em um instrumento da Realidade Virtual.

São modelos de óculos indicados para quem está iniciando, muito interessante para uso pessoal. Contudo, alguns modelos conseguem entregar boas experiências de imersão para uso profissional, principalmente nas áreas de arquitetura, design de interiores, móveis planejados e mercado imobiliário.

São modelos práticos, portáteis, de baixo custo e utilizados em conjunto com celulares. O preço pode variar mas, dificilmente passará de R$1mil. Para uso profissional, recomendamos os modelos mais próximos da faixa limite.

Os principais modelos desta categoria são:

  • Xiaomi VR Play II;
  • Shinecon VR;
  • Bobo VR;
  • Zeiss VR One; 
  • Google Cardboard.

High Experience

Estes são modelos que já podem ser considerados de nível profissional. São óculos VR com lentes de ótima qualidade, bonito design e acabamento fino. Eles conseguem transmitir experiências de imersão virtual mais realísticas. 

Esses modelos demandam um investimento maior, porém, por se tratar de uso profissional, o valor financeiro é recuperado com o tempo de uso. São modelos que possuem tecnologia própria e já possuem tudo o que é preciso para se obter uma boa experiência de imersão.

Também chamados de standalone, são os principais modelos disponíveis comercialmente. Eles funcionam de forma totalmente independente, sem celular ou computador. Ou seja, todos os recursos e tecnologias estão inseridos em um único equipamento.

A expectativa é que, com o passar do tempo, os modelos de óculos VR standalone passem a ser os principais óculos de Realidade Virtual do mercado.

Alguns modelos desta categoria são:

  • Oculus Go;
  • Pico VR;
  • Vive Focus;

Game Player

Nesta categoria estão os modelos de óculos VR com o mais alto nível de imersão virtual. Eles são equipamentos mais sofisticados, com muita tecnologia embarcada e, portanto, que exigem maior investimento financeiro.

Eles são os melhores modelos disponíveis no mercado. São bastante utilizados em jogos, entretenimento e em aplicações comerciais com maior nível de complexidade.

Alguns determinados modelos precisam ser conectados a um computador de alta performance. Nesta categoria, os modelos standalone estão evoluindo e passando a ocupar mais espaço no mercado.

Os principais modelos são:

  • Oculus Quest;
  • HTC Vive Pro.

Próximo passo

Como próximo passo, nossa sugestão é que você conheça e compreenda ainda mais sobre a Realidade Virtual e seus pilares. São os 3 (três) pilares que garantem uma melhor experiência de imersão para os seus clientes.

Por isso, recomendamos que clique aqui para se inscrever gratuitamente no nosso treinamento. Nele, você aprenderá os fundamentos desta tecnologia e poderá se aprofundar no conceito para compreender como aplicar no dia a dia dos seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *