Como aprimorar a sua apresentação de projetos de arquitetura?

A apresentação de projetos de arquitetura é a fase que mais afeta a decisão do seu cliente. Sem o devido cuidado nessa atividade é possível perder oportunidades importantes para a evolução do seu negócio. 

Por isso, neste texto, reunimos argumentos que comprovam a necessidade de apostar em ferramentas imersivas para encantar os seus clientes nesta etapa e conduzir os projetos com mais eficiência.

Confira a seguir!

O papel da imersão na melhoria da apresentação de projetos de arquitetura

A apresentação de projetos de arquitetura é a etapa mais importante dos seus processos. É o sucesso dessa atividade que determina o início da execução do projeto de fato. Portanto, é preciso encantar o cliente para que ele opte por realizá-lo com você.

Aqui o investimento em experiência é essencial para garantir novos clientes e, assim, desenvolver o seu negócio cada vez mais. Até porque, o mercado de arquitetura ainda funciona muito por indicação. Se um cliente gosta do seu serviço, as chances dele te recomendar para amigos e familiares são muito maiores. 

Um levantamento realizado pelo Buzzlead aponta que 92% dos consumidores confiam totalmente nas indicações de amigos ou familiares, mais do que com qualquer outra forma de propaganda. E 84% acreditam que essa é a fonte mais confiável de informações de um produto/serviço.

Além disso, 56% de todos os consumidores aprendem mais sobre novos produtos/serviços devido a essas recomendações. Isso porque 58% deles compartilham experiências boas e ainda pedem opiniões de familiares e amigos.

Por isso é fundamental apostar em recursos que garantam a imersão do cliente no projeto. Assim é possível assegurar que os clientes fiquem satisfeitos com o seu trabalho e optem por seus serviços.

A arquiteta Greice Bonatti, por exemplo, afirma que usa Realidade Virtual no desenvolvimento e na apresentação dos seus projetos. E, para dar maior segurança e tranquilidade aos clientes, sempre mostra as etapas, o cronograma e expõe projetos já realizados. E com isso, recebe feedbacks positivos com mais frequência. 

Durante a apresentação ela realiza um conjunto de experiências. Isto é, usa vários recursos para estimular os diferentes sentidos nos clientes, como o toque nos revestimentos até a imersão virtual do projeto em 360. Tudo isso em um período curto para não comprometer a agenda do profissional e nem do cliente. 

Benefícios do uso de recursos imersivos nesta etapa

Podemos dizer que investir em imersão virtual e boas experiências de apresentação pode gerar benefícios significativos para o seu negócio. Isso porque, ao aproximar o cliente do projeto, fica mais fácil para ele reconhecer e entender a proposta de cada ambiente. 

O principal objetivo na apresentação de projetos de arquitetura é demonstrar a visão do arquiteto e explicar detalhes do conceito do projeto. Quanto mais clara e visual for a apresentação, menor a probabilidade de solicitações de alteração por parte do cliente e mais rápida a aprovação.

Para isso, é possível utilizar recursos tecnológicos e inovadores, como o Tour Virtual 360, por exemplo, para fazer com que o cliente tenha uma melhor sensação de espaço e profundidade devido à visão completa e imersiva do ambiente.

Quando o Tour Virtual é utilizado, os clientes passam a ser levados para dentro do ambiente virtual. E é essa visualização que gera a sensação de realidade, deixando-os mais confortáveis e seguros com o projeto. Assim eles entendem que não haverá surpresas ou imprevistos durante a construção e entrega.

Em resumo, as principais vantagens do uso de Tours Virtuais em suas apresentações são:

  • Projetos com maior valor agregado;
  • Construção de diferencial competitivo;
  • Melhora na comunicação do conceito e detalhes do projeto;
  • Maior compreensão da proposta do projeto;
  • Construção de boas experiências do cliente com a imersão;
  • Impacto positivo na tomada de decisão;
  • Redução do tempo de aprovação do projeto;
  • Ajuda na construção de um portfólio rico em detalhes e interativo;
  • Maior segurança e credibilidade aos antigos e futuros clientes.

Pense estrategicamente e utilize a tecnologia a seu favor

Pensar estrategicamente para a apresentação de projetos de arquitetura é essencial para conseguir os benefícios citados anteriormente. É preciso se organizar e se preparar para o momento da demonstração.

Aqui é possível usar mais uma vez a arquiteta Greice como exemplo. Ela expõe uma mesa com amostra dos materiais que irá usar no projeto e disponibiliza um Óculos de Realidade Virtual para o cliente navegar pelas imagens 360. E ainda, conecta a TV com o computador para exibir o Tour 360 que desenvolveu com a plataforma MeuPasseioVirtual. Desta forma, ela acredita que a apresentação fica completa.

Portanto, pensar estrategicamente é pensar em tecnologia. Para garantir a imersão desejada e o sentimento de encanto no seu cliente deve-se investir em ferramentas inovadoras, como o Tour Virtual 360. 

O Tour Virtual, durante a apresentação de projetos de arquitetura, garante uma visualização mais ampla dos ambientes. Assim, o cliente percebe com mais facilidade os móveis, pintura, texturas e decorações, tudo de maneira integrada. 

Somados a essa ferramenta, é possível utilizar os óculos VR, assim como a Greice, para transportar o cliente para dentro do projeto com mais assertividade. Logo, o que já estava fácil com as imagens 360, se torna ainda mais interessante quando visto com os óculos.

Para acrescentar, a arquiteta Larissa Reis afirma que a percepção dos clientes, ao juntar esses recursos, muda sobre o projeto.

Os clientes conseguem ter uma ideia contínua do projeto e não apenas imagens soltas. Eu crio um Tour Virtual 360 e apresento nos óculos, assim eles conseguem ver o vínculo entre cada um dos ambientes”.

A profissional ainda afirma que as imagens 360 também a ajudam a enxergar todos os detalhes do projeto de arquitetura que idealizou e está criando.

Por onde começar a investir em Tour Virtual 360 nos projetos de arquitetura?

Para começar é preciso entender como criar imagens 360. Tudo começa por elas! 

Há duas formas de obtê-las: com fotografia 360 ou renderização por meio de softwares de modelagem 3D. Na arquitetura, é mais comum o uso da segunda opção, a partir do projeto 3D. 

A imagem 360 pode ser realizada em softwares já bastante conhecidos no mercado, como o 3DS Max, Revit, Lumion, Sketchup e Promob, por exemplo. Ainda há os plugins de renderização, como o V-Ray, Corona e Promob Real Scene, que disponibilizam diferentes parâmetros para definir as configurações de saída dos arquivos.

Eu preciso pensar em 360. Isso muda a forma de desenvolver o projeto, pois a renderização da imagem mostrará o ambiente como um todo. É diferente de uma renderização comum. Para a Realidade Virtual a modelagem precisa ficar perfeita, o cliente tem que ter a sensação de estar dentro de um ambiente de verdade”, afirma Greice Bonatti.

Em seguida, basta contar com a ajuda de um player do mercado, como o MeuPasseioVirtual, para criar o Tour Virtual 360. A plataforma em nuvem ajuda a organizar as imagens 360 e a configurar elementos de interação, como navegação, setas, logomarcas, áudios, vídeos, textos, mapas, plantas, galeria de fotos e até dicas, por exemplo.

Em seguida, uma vez realizado o upload das imagens 360 no sistema escolhido, basta efetuar as configurações de personalização e apresentar o projeto de arquitetura.

Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto, recomendamos que acesse nosso treinamento gratuito sobre Tour Virtual 360.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *