arquitetura e tecnologia

Arquitetura e tecnologia: como essa relação beneficia seus projetos?

A arquitetura e tecnologia estão conectadas desde a popularização dos computadores. Com o passar do tempo, algumas ferramentas foram surgindo para aprimorar os processos e facilitar o relacionamento com o cliente. 

Portanto, para garantir o sucesso e o desenvolvimento do seu negócio, é indispensável o investimento em soluções modernas e inovadoras.  

No artigo a seguir contextualizamos a importância dessa junção e os benefícios para os seus projetos. 

Boa leitura!

A importância da relação entre arquitetura e tecnologia no contexto atual

A arquitetura e tecnologia precisam estar lado a lado para garantir a satisfação do cliente. A inovação faz parte do desenvolvimento de qualquer negócio. Apostar nessas soluções é essencial garantir resultados mais assertivos.

Por tecnologia entende-se todas as técnicas e ferramentas modernas que podem ser utilizadas para construir e manter relacionamentos; bem como aquelas que aprimoram os processos e atividades diárias na construção dos seus projetos. 

Essa é uma preocupação que ganhou ainda mais força com os efeitos do isolamento social causados pela pandemia. As inovações tecnológicas tiveram maior destaque como ferramentas colaborativas em diversas áreas da sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

Um estudo da Cupom Válido afirma que o Brasil é o terceiro país no mundo que mais utiliza redes sociais, ficando, em média, 3h42 por dia conectados. O primeiro lugar e o segundo lugar no ranking foram para as Filipinas e Colômbia, respectivamente. 

Já quando o assunto é trabalho e lazer, o Brasil ocupa o segundo lugar, gastando em média, 10h08 conectados. E 36% dos entrevistados usam as redes para se manterem atualizados.

No país, são mais de 150 milhões de usuários conectados, correspondendo a 70,3% da população.

Isso reforça a ideia de que faz parte do novo perfil do consumidor atual usar a internet para realizar diferentes atividades. Isso significa que, em algum momento, ele poderá usar a mesma ferramenta para encontrar um projetista que atenda às suas necessidades, por exemplo.

A tecnologia é o principal caminho para pesquisas e encontros de profissionais. Por isso, é fundamental estar presente nos ambientes, mesmo que digitais, onde o seu potencial cliente se encontra. Porém, ser somente ativo nesses espaços não basta! É preciso se destacar no meio de outros profissionais.

E isso só será possível com o uso de soluções inovadoras e modernas. A aplicação de tecnologia e tendências do mercado são diferenciais competitivos que colaboram com a busca pela atenção do seu público.

Comportamento do consumidor na era digital

arquitetura e tecnologia

O contexto atual se resume a um cenário cada vez mais conectado e que estimula a inovação. O usuário, no papel de consumidor, possui algumas exigências. O conteúdo e o dinamismo são os principais atributos para a garantia da atenção dele quanto ao seu negócio. 

Atualmente, é necessário colocá-lo no centro da estratégia para garantir assertividade durante o processo. Os negócios que se adaptam a este novo formato saem na frente por entenderem que o cliente quer ter uma boa experiência, focada na personalização e na resolução de problemas.

Segundo um estudo da Ipsos, o momento atual se baseia em mudanças contínuas e sem perspectiva de desaceleração. Por isso, a forma de consumir e de se relacionar com as marcas tende a acompanhar essa velocidade.

Há autores que já abordam o conceito de Consumidor 5.0. Apesar de ser pouco explorado, esse é um termo que se refere aos consumidores nativos, verdadeiramente, do digital. 

Isto significa que esse perfil de cliente realiza a maioria ou todas as suas atividades de contato com a empresa através da tecnologia. Ou seja, ele considera a opinião de outros consumidores, é mais ativo na comunicação e está em busca do negócio que melhor foca na experiência dele. 

Por isso, podemos afirmar que essa nova geração dita as estratégias do negócio, apontando o que deve ser melhorado.

Tudo isso pode ser comprovado e reforçado com a pesquisa da Salesforce. O levantamento afirma que 73% dos clientes esperam que as empresas entendam suas necessidades e expectativas. Além disso, 65% contam com uma aceleração na taxa de inovação das empresas e 42% pagariam mais caro por produtos diferenciados.

Entenda o papel da tecnologia na arquitetura

arquitetura e tecnologia

Diante do contexto apresentado, fica evidente o papel das inovações tecnológicas na arquitetura. Cabe destacar que esse é um conceito já bastante usado no setor. No entanto, ainda há muito a ser explorado. 

Segundo uma pesquisa da CAU, 95% dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo usam a internet para se informar sobre novidades do mercado. E boa parte deles já apostam em tecnologias avançadas, como:

  • Softwares CAD (85%);
  • 3D (77%);
  • Renderização (68%);
  • Software BIM (36%).

Dessa forma, o papel da tecnologia na arquitetura, desde a popularização dos computadores, é de tornar o setor mais competitivo e moderno, apostando no desenvolvimento.

É preciso compreender a tecnologia como uma peça importante para o aprimoramento de relacionamento com o mercado, para a criação de experiências e para otimização dos processos. 

Assim, é possível aplicar a Realidade Virtual (RV) e apostar no uso do Tour Virtual 360 nas atividades diárias do seu negócio, por exemplo. Esses são recursos que melhoram a experiência do cliente, gerando percepção de valor para o projeto e consequentemente, garantem um diferencial competitivo.

O Tour Virtual é um conteúdo imersivo que usa imagens 360 para proporcionar visitas virtuais em locais físicos reais ou ambientes totalmente digitais. Enquanto a Realidade Virtual é a tecnologia que fornece a sensação de estar fisicamente dentro de um ambiente totalmente virtual.

Os Tours Virtuais podem ser usados para:

  • Apresentar projetos: permitindo uma ampla visualização dos ambientes e compreensão da composição. Logo, haverá redução no número de alterações do projeto, colaborando com a satisfação do cliente;
  • Realizar acompanhamento de obra: pode ser usado como relatório de acompanhamento, mostrando o “antes” e “depois”, para o proprietário que acompanha à distância;
  • Ter maior prospecção de clientes: possibilita um maior número de indicação pelos clientes satisfeitos com a experiência;
  • Melhorar o desenvolvimento dos processos de vendas: serve como portfólio para captar a atenção de novos clientes.

Os benefícios do Tour Virtual 360

Há diversos benefícios em apostar em soluções inovadoras como a do Tour Virtual, por exemplo. Essas soluções influenciam diretamente no tempo e na qualidade do serviço, contribuindo com a produtividade e com a saúde financeira do negócio.

Nesse caso em específico, o uso de Tour Virtual 360 e Realidade Virtual oferece maior diferencial competitivo. Isto é, por serem soluções que ainda não são utilizadas por todo o mercado, o profissional que aposta nisso se destaca.

Além disso, essa ferramenta colabora com a tomada de decisão. Segundo uma pesquisa da PwC, 89% dos brasileiros entrevistados afirmaram que a experiência é um fator decisivo para a escolha de compra. A tecnologia foi destacada como um instrumento facilitador para esse objetivo.

Dessa forma, com a visualização imersiva do projeto, o cliente tende a ter uma experiência positiva graças ao engajamento e interação. Essa é uma característica que também contribui com a conquista de novos clientes

O estudo da Ipsos também apontou que 83% dos brasileiros experimentaram um serviço após identificarem boas avaliações, reforçando a importância do marketing boca a boca na decisão de compra.

E claro, com a redução de alterações no projeto, há maior otimização dos processos. Somado a isso, o Tour Virtual pode ser apresentado aos seus clientes de forma online, através do envio de um link no WhatsApp, por exemplo. Consequentemente, as reuniões presenciais passam a ser eliminadas, sobrando mais tempo para se dedicar a outras atividades.

Deseja entender um pouco mais sobre o assunto? Então baixe gratuitamente o nosso guia para melhor compreender como essa tecnologia pode colaborar com o sucesso dos seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *