projetos de arquitetura

Como conquistar clientes e fechar mais projetos de arquitetura

Fechar mais projetos de arquitetura significa ter mais clientes, e consequentemente, maior estabilidade financeira. E em um mercado competitivo como este, é essencial buscar por diferenciais para se destacar e aumentar a demanda. 

Por isso, nesse artigo abordamos a importância de construir projetos de arquitetura que se destaquem no cenário atual, bem como uma lista de boas práticas para conquistar novos clientes.

Boa leitura!

A importância de destacar os projetos de arquitetura e conquistar mais clientes

Após a pandemia, a demanda por reformas aumentou, tendo em vista a necessidade de estar mais tempo em casa. 

Portanto, em um cenário cada vez mais competitivo, saber conquistar clientes para fechar mais projetos de arquitetura é fundamental para manter a saúde do seu negócio. 

O último levantamento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) afirma serem mais de 210 mil arquitetos e urbanistas registrados. Sendo 49% atuantes com a concepção de projetos e 45% na fase de execução. Enquanto na arquitetura de interiores, por ter a maior demanda atualmente, são 62% de arquitetos e designers atuantes nessa área.

Esses profissionais estão em busca de novas formações e ferramentas para aprimorar os seus conhecimentos e apresentar diferenciais competitivos. 

34% do total dos entrevistados possui pós-graduação e 63% deseja fazer outro curso superior. Além disso, o levantamento ainda afirma que 97% dos arquitetos e urbanistas brasileiros possuem conhecimento amplo de softwares de desenho por computador e 37% usam programas de geoprocessamento. Enquanto isso, 82% declaram utilizar outros softwares de uso profissional.

Esses dados reforçam a alta concorrência desse setor. Por isso é fundamental saber como encantar e conquistar novos clientes. É preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis para facilitar esse ganho.

Boas práticas para conquistar clientes e fechar mais projetos

projetos de arquitetura

Reunimos uma lista de boas práticas para auxiliar na busca por novos clientes. Confira:

Foque na experiência do cliente

A experiência do cliente precisa ser o primeiro ponto de atenção. Porque é por meio dela que o seu cliente é fidelizado e passa a recomendar os seus serviços.

Uma pesquisa da PWC afirma que uma boa experiência pode aumentar em 23% o preço dos produtos e serviços oferecidos, a fidelização dos clientes, e até a disposição em compartilhar dados pessoais. E ainda, 89% dos brasileiros afirmam que a experiência é um fator importante na sua decisão de compra.

É possível acrescentar, também, que 54% dos brasileiros entrevistados acreditam que o acesso às novas tecnologias é uma das definições de boa experiência. Mesmo assim, o número de empresas que demonstraram preocupação em utilizá-las caiu para 10%.

Portanto, é essencial investir na experiência do cliente para encantá-lo e assim conseguir fechar mais projetos de arquitetura. Lembre-se que a experiência deve fazer parte de todos os pontos de contato, seja no briefing, na medição ou na apresentação do projeto. 

Seja empático e entenda as objeções do seu cliente

Ter um atendimento empático e que compreende as objeções do cliente é fundamental para fechar o projeto arquitetônico e garantir uma boa experiência. Dessa maneira, estabeleça conversas antes mesmo de oferecer algumas soluções. É preciso entender o que ele precisa e o quanto está disposto a pagar por isso. 

Logo, seja compreensivo e demonstre valor no seu serviço, e não o custo. Aponte os seus diferenciais e a importância dos elementos para o projeto. Seja criativo e pense em soluções inovadoras que estão dentro do orçamento previsto do seu cliente. Aqui é necessário saber precificar o seu trabalho para também não desvalorizar a sua marca.

E caso seja necessário, apresente diferentes formas de pagamento de maneira personalizada. Isso porque cada cliente possui uma realidade. Sendo assim, veja se há a possibilidade de parcelamento, de desconto à vista ou em Pix, e de pagamento por cada etapa entregue. Seja qual for o formato, converse com o seu cliente para identificar o melhor para ambos.

Uma dica importante nesse momento é ser transparente. Explique os motivos para aquele preço, apontando cada detalhe, inclusive sua mão de obra. Com um contato mais verdadeiro, os clientes tendem a confiar mais no seu trabalho e assim fecham negócio sem medo de serem enganados. 

Entregue um serviço de qualidade 

A qualidade do serviço está atrelada diretamente a precificação e a experiência do cliente. Você já sabe que, muitas vezes, o projeto da casa é um sonho para o seu cliente. Então, a qualidade do serviço é essencial para entregar o melhor. 

Além disso, com uma entrega de confiança e excelência, o cliente tende a indicar o seu trabalho para familiares e amigos graças a boa experiência. 

Vale destacar que tudo isso funciona como um processo em cadeia. Portanto, a sua credibilidade perante ao mercado também crescerá, facilitando a chegada de novos projetos.

Esteja presente no online

É preciso estar e usar os canais em que o seu cliente está familiarizado. De acordo com uma pesquisa do IBOPE, a quinta posição de população mais conectada no mundo é do Brasil, correspondendo a mais de 105 milhões de usuários na internet. Sendo que 95% utilizam esse espaço para pesquisar sobre empresas, serviços e produtos antes de realizar a compra. 

Além disso, ainda segundo o levantamento da CAU,  98% dos profissionais utilizam smartphones, 72% notebooks e 67% desktops. 

Portanto, se você ainda não possui canais virtuais para o seu negócio, está na hora de começar a construir estratégias para isso! Assim é possível engajar o público e demonstrar autoridade no assunto. Pense em investir em marketing de conteúdo para atrair novos clientes de maneira orgânica e demonstrar valor no seu serviço. 

O compartilhamento de conteúdo de qualidade é fundamental para comprovar competência! 

Tenha parcerias e participe de eventos

Um bom relacionamento com fornecedores e parceiros é essencial para entregar um serviço de qualidade e com autoridade. Ter contatos com todos aqueles responsáveis pelo resultado do projeto garante que o que foi prometido será entregue. 

E a participação de eventos e congressos da área são importantes para ampliar o network e estar atualizado com as tendências e novidades do mercado. No fim, essas parcerias ajudam a minimizar a busca por novos clientes. Então, invista nelas!

Utilize a tecnologia a seu favor

projetos de arquitetura

Considerando os dados da pesquisa PWC, é possível perceber a importância da tecnologia na experiência do cliente. Então, utilize as ferramentas que podem acrescentar nos seus processos diários. 

Não é apenas com softwares de renderização e de desenho que você pode otimizar o seu trabalho. A realidade virtual e o Tour 360, por exemplo, podem ser empregues na demonstração de um portfólio mais rico e atualizado e na apresentação dos projetos.

Tudo que facilite o entendimento do cliente quanto ao resultado do serviço e que ainda amplie a experiência precisa ser considerado como um investimento.

E agora?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a colocar em prática essas dicas para conquistar mais clientes e, assim, fechar mais projetos de arquitetura. 

E se você quer entender um pouco mais como o Tour Virtual 360 podem ajudar nessa missão, faça um teste gratuito da nossa plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *