gestão de tempo

Gestão de tempo para arquitetos: ferramentas para agilizar o trabalho

A gestão de tempo é fundamental para que os arquitetos consigam agilizar o seu trabalho e melhorar o desempenho. Além disso, a administração das atividades facilita o desenvolvimento de criatividade e insights que ajudam na criação de projetos mais inovadores.

Sendo assim, neste artigo falamos mais sobre o conceito de gestão de tempo e a importância dessa prática para as atividades diárias dos arquitetos. Você também verá uma lista de ferramentas e soluções que auxiliam nesse objetivo. 

Boa leitura!

O que é gestão de tempo?

Gestão de tempo significa adotar ações e estratégias administrativas para garantir o pleno aproveitamento das atividades. Ou seja, o objetivo é organizar o tempo para ter maior produtividade e entregar um produto ou serviço de maneira eficiente.

É claro que essa técnica pode ser utilizada em diversos ambientes para diferentes objetivos. Contudo, essa prática é mais observada em momentos de trabalho e estudo, tendo em vista que seus benefícios estão conectados a maior disciplina e consequentemente a melhora na pontualidade. 

O foco aqui é conseguir realizar tudo que foi planejado no menor tempo possível e com qualidade. 

Para que isso ocorra é necessário identificar o que é mais importante e definir as atividades diárias de maneira a priorizar aquelas mais urgentes. Em seguida, contabilize as horas que você geralmente leva para realizar certas tarefas e encaixe aquelas que podem ser resolvidas com mais rapidez. Por fim, diferencie daquelas que exigem mais cuidado e estabeleça um tempo para realizá-las.

A Técnica Pomodoro também pode ser utilizada nesse momento. Essa é uma prática conhecida por gerir as atividades através de blocos de tempo determinados. A regra aqui é ter foco total em uma tarefa por 25 minutos e realizar uma pausa de 5 minutos após o tempo atingido. E a cada 4 sessões de trabalho é possível aumentar o intervalo em 10 minutos. Isso tudo para que a atenção na atividade seja garantida, assim como o descanso para não sobrecarregar a mente.

Em resumo, seja qual for o método utilizado para gerir o seu tempo, o importante é estabelecer ações que colaboram com a produtividade e a melhora do desempenho, estipulando o tempo certo para cada tarefa, inclusive para os momentos ociosos.

A importância dessa metodologia para arquitetos

gestão de tempo

A gestão de tempo para arquitetos é uma ferramenta que ajuda aumentar a produtividade e direcionar o foco para o andamento dos projetos, gerando o melhor resultado possível. 

Por isso, a organização e otimização do tempo pode oferecer maior criatividade e redução de estresse. Ter tempo para pesquisar também é essencial para obter referências e pensar em inovação para os projetos dos seus clientes. 

Além disso, a organização do seu tempo facilita a entrega nos prazos acordados, otimiza os processos e aumenta a probabilidade de insights.

Para que tudo isso ocorra é necessário se planejar por dia, por semana e por prioridade. Manter a agenda atualizada e em ordem hierárquica facilita a identificação de tempos de descanso. Isso porque, o lazer também é essencial para despertar picos de criatividade. 

De acordo com um estudo sobre como desenvolver a criatividade, as seguintes práticas podem contribuir:

  • Todo dia escrever pelo menos uma ideia de como fazer seu trabalho melhor; 
  • Armazenar ideias em pasta por assunto para aumentar a sua eficiência no trabalho;
  • Aumentar este banco de ideias através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, etc;
  • Evitar coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas e excessos; 
  • Usar o seu tempo ocioso com sabedoria.

Além disso, administrar melhor seu tempo permite ajustar as atividades em sua rotina e manter os prazos em dia. Por exemplo, quando você estiver fora do escritório para realizar a medição de um projeto, aproveite e marque esse dia para fazer outras atividades que exijam sua presença, como reuniões e aprovações na prefeitura de outro projeto. Assim, você não perderá tempo na movimentação. 

Detalhes como estes otimizam a sua rotina no dia a dia.

Ferramentas que ajudam a agilizar o seu trabalho

Existem algumas ferramentas mais administrativas e outras que ajudam na produtividade das atividades diárias do arquiteto. Sendo assim, reunimos uma lista com as principais delas para te auxiliar na gestão do seu tempo.

Aplicativos Tomato Timer e Forest

Os aplicativos Tomato Timer e Forest ajudam na computação do tempo. O primeiro é uma plataforma que ajuda na contagem com base na Técnica Pomodoro. Ele também é um site que realiza até a determinação de cada sessão e descanso. 

Já o segundo controla o tempo e ainda bloqueia o seu celular durante a contagem para evitar as distrações. É possível também configurar o aplicativo para que ocorra o bloqueio somente em sites específicos escolhidos por você.

Trello

O Trello é uma ferramenta de gestão de projetos gratuita. Essa é a mais conhecida de todas elas. Com ela é possível criar listas de tarefas e organizá-las de maneira mais eficiente.

Nessa plataforma é permitido compartilhar documentos, acrescentar imagens e estimular a criatividade ao organizar cada quadro por cliente ou projeto. Assim, todas as informações estarão em um único lugar. E ainda há a possibilidade de compartilhamento com os seus clientes ou funcionários para que todos acompanhem a atualização dos processos.

Monday

O Monday também é uma ferramenta de gestão de projeto e tempo. No entanto, por ser uma plataforma completa, é paga. Aqui é possível realizar a integração com outros aplicativos, facilitando ainda mais a customização e personalização de cada atividade. 

Com essa ferramenta é viável a contagem de tempo e a automatização de mensagens, aumentando a otimização. Além disso, ela permite uma visualização maior dos orçamentos e dos dados de cada projeto.

Google Calendar

O Google Calendar é uma ferramenta que precisa ser utilizada com mais frequência na busca por uma melhor gestão de tempo. Isso porque ela é gratuita e permite o uso em desktop ou dispositivos móveis, simplificando o acesso. 

Essa é uma maneira de gerenciar tarefas por dia, mês e ano com base no planejamento por projeto. Além disso, é possível integrar links de reuniões virtuais com o Google Meet e outras plataformas da Google, configurar notificações de lembretes e compartilhar com funcionários e clientes. 

Softwares de modelagem 3D

E claro, a utilização de softwares de modelagem 3D são essenciais para facilitar a otimização do tempo de um arquiteto. Eles contribuem com a sua rotina por serem, em muitos casos, uma ferramenta que possui diversas funções. Logo, é possível renderizar, texturizar, criar animações, imagens 360, realizar modelagem e desenhos técnicos e muitas outras funcionalidades. 

Alguns deles são:

  • SketchUp;
  • 3ds Max;
  • AutoCAD;
  • Blender;
  • 3D Studio Max;
  • Revit;
  • Lumion;
  • Promob.

Seja qual for o escolhido por você, e caso já o utilize, estude para descobrir mais aplicações desse software. A dica é procurar por vídeos no YouTube que expliquem com mais facilidade as funções dele. Assim, será possível agilizar e otimizar ainda mais o seu tempo.

Tour Virtual 360

gestão de tempo

Já o Tour Virtual 360 é uma solução que ajuda na produtividade do seu projeto. Essa é uma ferramenta que usa a Realidade Virtual para garantir maior imersão dos seus clientes nos projetos arquitetônicos.

Essa tecnologia reduz significativamente o número de alterações solicitadas pelos clientes. Isso porque com a imersão, ele entende com mais facilidade as características do projeto, como textura e ângulos.

E claro, com o Tour Virtual 360 é possível aumentar o faturamento e lucratividade com a agilidade gerada no trabalho.

Vale destacar que as imagens 360 utilizadas nessa solução podem ser renderizadas nos softwares de modelagem 3D, aumentando, ainda mais, a produtividade.

Qual é o próximo passo?

Esse conteúdo abordou a importância da gestão de tempo para ter atividades mais produtivas e eficientes e, assim, ter maior qualidade no resultado dos seus projetos. 

Lembre-se que é fundamental organizar as suas horas de trabalho para ter tempos ociosos e que ajudam no desenvolvimento da criatividade. Essa é uma característica fundamental para o arquiteto. 

E se você deseja entender um pouco mais sobre como o Tour Virtual 360 pode colaborar na busca por uma maior eficácia na apresentação de projetos, faça o teste gratuito da nossa plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.