realidade virtual e aumentada

Entenda as diferenças entre Realidade virtual e Aumentada

Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) são tecnologias emergentes. Em um primeiro momento, foram utilizadas principalmente em jogos e entretenimento. No entanto, ganham cada vez mais espaço em outras áreas, inclusive na arquitetura.

Neste artigo trouxemos algumas informações sobre essas tecnologias, suas características, semelhanças, diferenças e aplicações práticas. A ideia é lhe passar os principais pontos que te  ajudarão a entendê-las e usá-las como ferramenta de trabalho.

O que é Realidade Virtual e Aumentada?

As Realidades Virtual e Aumentada são tecnologias que oferecem experiências sensoriais aos usuários. Elas alteram a nossa percepção de mundo. 

Essas experiências podem ser transmitidas de duas formas:

  • Totalmente imersiva em um ambiente digital, ou;
  • Interativa a partir da combinação de elementos virtuais com o mundo real.

A Realidade Virtual tem a capacidade de transportar o usuário para dentro de um ambiente virtual. Literalmente, essa é a melhor definição.

Ao vestir um óculos de realidade virtual, a pessoa tem a percepção e a sensação de estar presencialmente em um outro lugar, um local diferente de onde ela se encontra fisicamente. 

A Realidade Virtual transporta uma pessoa de um lugar real para um lugar virtual.

Já a Realidade Aumentada funciona de forma diferente, pois ela não transporta o usuário para um outro local.

Ela adiciona elementos virtuais ao ambiente real e consulta informações no ambiente digital a partir de dados do mundo real.

Essa tecnologia “aumenta” o ambiente real que estamos presentes. Assim, passamos a ter a percepção de que esses elementos virtuais também fazem parte do mundo real. 

Ela é utilizada através das câmeras de smartphones e tablets ou, a partir de óculos de realidade aumentada.

A Realidade Aumentada combina elementos virtuais com o mundo real.

Características da Realidade Virtual (VR)

A Realidade Virtual é uma simulação imersiva. Ela permite que o usuário sinta que está realmente dentro do ambiente virtual, participando efetivamente da simulação.

Essa experiência imersiva é construída a partir de um conteúdo imersivo, um software e um óculos de realidade virtual. 

Esses 3 (três) itens são os Pilares da Realidade Virtual. No entanto, é o óculos VR o responsável por dar ao usuário a sensação de estar dentro do ambiente virtual.

Mas, além dos estímulos visuais, a experiência e a sensação de imersão podem ser realçadas através de outros sentidos, como a audição e o tato.

Além dos óculos VR existem outros equipamentos que auxiliam na ampliação dos estímulos. Alguns deles são os fones de ouvido, luvas, coletes, plataformas e sensores de movimento.

Todos esses recursos melhoram a experiência de imersão e permitem que a Realidade Virtual possa ser utilizada como uma ferramenta de trabalho em vários setores.

Não é apenas entretenimento. Através da Realidade Virtual é possível tangibilizar melhor produtos e serviços, encurtar distâncias, facilitar o aprendizado, promover maior segurança em atividades insalubres ou de alta periculosidade.

Realidade Virtual na Arquitetura

Na arquitetura, principalmente no que diz ao projeto arquitetônico, é possível utilizar os 3 (três) tipos de conteúdo imersivo disponíveis: imagens 360, animações 360 ou o próprio projeto 3D.

Animações e imagens 360 são geradas a partir do projeto. Os softwares de modelagem 3D e os principais plugins de renderização já permitem a renderização em 360 graus.

As animações 360 são pequenos vídeos que mostram o interior do projeto. Uma vez gerado esse conteúdo, é possível utilizar o Youtube como plataforma de hospedagem e visualização interativa.

Com as imagens 360 é possível construir tours virtuais 360, que funcionam assim como o Google Street View. É possível interações onde o usuário pode navegar pelos ambientes e visualizá-los por todos os lados e ângulos.

Já o projeto 3D, na Realidade Virtual, pode estar associado ao uso do modelo BIM. Isto já é uma realidade para empresas e profissionais que atuam em grandes obras. 

Neste caso, a Realidade Virtual pode estar presente desde o desenvolvimento do projeto até a sua execução.

De forma colaborativa, os profissionais envolvidos podem visualizar o projeto por dentro dele, facilitando o compartilhamento de informações, acompanhamento da execução da obra e a identificação de correções.

Tours Virtuais 360 na arquitetura e design de interiores

Este é um pequeno adendo, pois no mercado de Arquitetura há uma grande fatia de empresas e profissionais que atuam no segmento de design de interiores.

Tours Virtuais 360 são apresentações interativas que podem ser visualizadas em celulares, tablets, computadores, TVs e, inclusive, em óculos de realidade virtual.

Eles são acessados por um link em um navegador web, assim como um site na internet. E, da mesma forma, podem ser compartilhados por e-mail, Whatsapp e redes sociais.

Dentro do escritório de arquitetura, podem ser utilizados em diferentes etapas e processos, desde a prospecção de clientes até a apresentação e entrega do projeto.

Na prospecção, são utilizados como portfólio na captação de leads. Podem ser tour virtuais conceituais ou até mesmo projetos reais, já desenvolvidos para outros clientes.

Esses links dos tours virtuais podem ser incorporados ao próprio site do escritório ou compartilhados nas redes sociais.

No Facebook é possível compartilhar os links dos tours virtuais diretamente na timeline. Já no Instagram é possível compartilhar como Story e ainda salvar cada Story como destaque.

Em uma reunião presencial, os tours virtuais podem ser apresentados em um computador, TV ou óculos de realidade virtual. Todo recurso é importante para encantar o cliente.

Uma vez fechado o projeto, o cliente pode ser presenteado com um óculos VR. Um modelo simples e acessível, que o cliente utilizará em conjunto com o seu próprio celular.

Quando a primeira versão do projeto for desenvolvida, o arquiteto envia o link do tour virtual para o cliente pelo Whatsapp. E o cliente, por sua vez, pode visualizar o projeto em 360, de forma imersiva, com o seu próprio óculos VR e no conforto de sua casa.

Essa visualização imersiva permite que o cliente tenha um melhor entendimento do projeto, contribuindo também para as revisões e sugestões de alteração.

Depois da aprovação do projeto vem a execução. E aqui, o arquiteto pode também entregar ao cliente um acompanhamento da obra a partir de tours virtuais 360.

Com auxílio de uma câmera 360 podem ser capturadas fotografias 360 dos ambientes da obra e, assim, serem criados novos tour virtuais que mostram toda a evolução.

É uma maneira efetiva de mostrar, em uma linha do tempo, um comparativo entre o antes e o depois (do projeto 3D em comparação ao que foi executado na obra).

Em resumo, os tours virtuais abrem um leque de possibilidades de inovação em várias etapas do trabalho do arquiteto e designer de interiores. 

Características da Realidade Aumentada (AR)

A Realidade Aumentada mistura o mundo real com o virtual. Essa tecnologia utiliza a nossa realidade atual e acrescenta algo a ela.

Ela nos permite trazer elementos virtuais para dentro do nosso ambiente real ou, a partir de imagens do ambiente real, buscar semelhantes na internet (mundo digital).

A Realidade Aumentada não nos leva para outro lugar, ela “aumenta” o ambiente que estamos fisicamente presentes.

A interação entre real e virtual acontece a partir da câmera e tela de dispositivos que conhecemos muito bem e que já fazem parte do nosso cotidiano: tablets e celulares.

Esses dispositivos nos permitem inserir elementos virtuais em nosso ambiente ou buscar no mundo online coisas semelhantes a que estão presentes no mundo real.

Em outras palavras, adicionamos itens virtuais no ambiente físico ou pesquisamos no mundo virtual coisas do mundo real (objetos, lugares, animais, plantas, etc).

Os filtros do Instagram são exemplos de itens virtuais adicionados ao mundo real. Já o Google Lens é um exemplo de aplicação que capta uma imagem do mundo real e realiza a busca de conteúdos semelhantes na internet.

realidade virtual e aumentada
Fonte imagem: https://blogandarilho.com.br/manual-do-viajante/aplicativos/google-lens-vira-guia-turistico-de-bolso/

Destacamos novamente que a Realidade Aumentada não funciona como a Realidade Virtual:

  • Na Realidade Virtual somos transportados para dentro de um ambiente virtual;
  • Na Realidade Aumentada combinamos elementos virtuais com ambiente real em que estamos fisicamente presentes.

Realidade Aumentada na Arquitetura

Na arquitetura há vários tipos de aplicação de Realidade Aumentada.

No processo de construção há alguns aplicativos mobile para tablets e celulares. A Augin e a Augment são exemplos desse tipo de  solução.

Há também aplicativos como a Magicplan e AirMesure que possuem recursos para medição dos ambientes com o celular ou tablet.

E há ainda aplicativos onde é possível visualizar as fiações, tubulações e encanamentos através das paredes. São soluções personalizadas que as incorporadoras oferecem aos clientes que compram imóveis na planta.

Na parte de móveis e decoração, algumas empresas disponibilizam aplicativos (ou até mesmo recursos no site) que permitem inserir móveis virtuais no ambiente. Assim, o cliente pode fazer um test drive do móvel antes da compra.

E não serve apenas para móveis. Podem ser eletroeletrônicos, jogos de panelas, linha branca, quadros e outros objetos de decoração. Lojas online como a IKEA, Tok & Stock e Mobly já oferecem esse tipo de recurso.

Por fim, há ainda alguns aplicativos de decoração que permitem testar as cores na pintura das paredes. A Coral e a Suvinil são exemplos de empresas que disponibilizam esses tipos de aplicativo.

Todos os aplicativos citados são exemplos de soluções que oferecem aos clientes e profissionais diferentes formas de interação usando a Realidade Aumentada. São experiências que vão desde a etapa construtiva até a decoração dos ambientes.

Realidade Mista (Mixed Reality – MR)

Uma outra forma de utilizar a Realidade Aumentada é a partir de modelos de óculos AR como o Magic Leap, Microsoft Hololens e o Google Glass.

Esses três são alguns dos diversos modelos de óculos AR usados em aplicações no mundo corporativo.

Os óculos AR substituem os tablets e celulares, deixando as mãos livres e a experiência ainda mais natural, criando assim um novo conceito de interação. 

Nas aplicações comerciais que usam os óculos AR, a Realidade Aumentada também pode ser chamada de Realidade Mista (Mixed Reality – MR).

Na arquitetura e construção civil, a Realidade Mista é utilizada na visualização de maquetes digitais, projeções 3D e colaboração entre profissionais.

realidade virtual e aumentada

Conheça mais sobre Tours Virtuais 360

De forma breve, comentamos acima como os Tours Virtuais 360 são a porta de entrada para uso da Realidade Virtual na arquitetura.

São apresentações interativas e flexíveis, que podem ser visualizadas em diferentes dispositivos, inclusive com os óculos de Realidade Virtual.

Baixe gratuitamente o nosso Guia completo: Tours Virtuais 360 em projetos de arquitetura e descubra como encantar ainda mais seus clientes e aumentar o sucesso nos seus projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *