aplicativos de arquitetura

Conheça 12 aplicativos de arquitetura para agilizar o seu trabalho

Os aplicativos de arquitetura são ferramentas úteis para o dia a dia da profissão. Existem diversas funcionalidades que permitem melhorar a qualidade do seu trabalho, ou ter mais produtividade em momentos em que há distância entre o escritório e o profissional, por exemplo. 

Quando suas atividades são otimizadas e aprimoradas, é possível gerar resultados muito melhores aos seus clientes.

Portanto, nesse conteúdo será apresentado uma lista com 12 aplicativos para você conhecer e começar a usá-los hoje mesmo. Confira!

A importância dos aplicativos de arquitetura no seu dia a dia

Alguns aplicativos podem ser softwares mais compactos, enquanto outros são mais complexos. Mas de forma geral, conhecer os aplicativos de arquitetura pode facilitar inúmeras atividades relacionadas ao projeto, desde a fase de sketch até a de apresentação, por exemplo.

Com as transformações tecnológicas, os dispositivos móveis surgiram como agentes otimizadores. E para as atividades diárias do arquiteto, eles potencializam ainda mais essa característica. 

Entre uma reunião, durante o percurso para a medição in loco ou aprovação com a prefeitura, por exemplo, é possível que apareçam novas ideias ou até mesmo imprevistos. A inspiração pode surgir em qualquer lugar e momento. Por isso, é fundamental ter em mãos tudo que você precisa para seguir com seus projetos com mais rapidez e flexibilidade.

Os aplicativos colaboram com a criação, administração e com a organização das atividades diárias do aplicativos de arquitetura 

Vale destacar que criatividade é um atributo indispensável para o arquiteto. Em um mercado cada vez mais competitivo essa virtude passou a ser um diferencial para o destaque profissional.

Se engana quem acredita que criatividade está atrelada, somente, a ideias grandiosas. Um arquiteto precisa ser capaz de combinar recursos ambientais, de flexibilidade e de qualidade para aumentar as habilidades criativas do profissional.

Ainda é fundamental aprender a usar o tempo ocioso para estimular a criatividade e novas ideias. E para não perdê-las, utilize esses aplicativos. Logo, essas ferramentas otimizam o tempo e fornecem soluções mais criativas, em qualquer momento, para diferentes objetivos.  

12 aplicativos que você precisa conhecer

Sendo assim, confira a seguir uma lista com 12 aplicativos de arquitetura que colaboram com a eficiência das suas atividades diárias. 

1 AutoCAD Mobile App e FormIt

AutoCAD é um software de tipo CAD para automação de projetos. A ferramenta permite a criação de design e desenho técnico em 2D ou 3D. Esse software, já conhecido e utilizado pelos arquitetos, possui também uma versão mobile.

O FormIt é um aplicativo de modelagem de informações da construção (BIM) com uma sincronização em nuvem. Isso permite o acesso em qualquer lugar e hora. Os dados capturados no mundo real, facilitam as primeiras decisões do projeto.

Todos os dois são oferecidos pela Autodesk. Eles colaboram com a visualização e abertura de arquivos CAD em qualquer momento e dispositivo.

2 iRhino 3D

O Rhinoceros 3D surgiu como um plugin para o AutoCAD e logo depois se tornou um software bastante utilizado nas atividades diárias do arquiteto. 

A versão em app tem a mesma funcionalidade do software: criação de modelagem tridimensional. Com a ferramenta para mobile pode-se, também, realizar o carregamento de modelos Rhino de sites, Google Drive, Dropbox, anexos de e-mail ou até do iTunes.  

Com ele as visualizações podem ser salvas em imagens para simplificar o compartilhamento. No entanto, o aplicativo só está disponível para dispositivos IOS.

3 Morpholio / Morpholio Trace 

Morpholio Trace já foi premiado como “melhor aplicativo”, segundo o próprio site. Esse software oferece ferramentas de design e desenho com maior controle de camadas e réguas.

Além disso, esse aplicativo disponibiliza escalas instantâneas, pontos e grades de perspectivas. Ele também calcula áreas enquanto as preenche. O intuito desse app é colaborar com os esboços e desenhos dos arquitetos. 

Entretanto, esse também é um aplicativo disponível somente para IOS.

4 Sketchbook 

Sketchbook é mais um aplicativo idealizado pela Autodesk. Essa ferramenta gratuita, é compatível com qualquer sistema operacional e funciona como um caderno de croqui online e de desenho.

Entre as funcionalidades e características deste aplicativo estão: diferentes tipos de pincéis e possibilidade de personalização; réguas e ferramentas de traçado para maior precisão; camadas para explorar melhor a profundidade, além de diferentes extensões de exportação.

5 RoomScan Pro

aplicativos de arquitetura

Esse aplicativo permite a criação de plantas de maneira precisa, rápida e eficiente. O RoomScan Pro mensura e desenha as escadas, fachadas, espaços verdes e outros detalhes do ambiente.

Apesar de ser um aplicativo compatível somente para IOS, ele fornece uma precisão de 10cm ao realizar o reconhecimento das superfícies, tanto verticais quanto horizontais, e a distância entre elas.

O resultado pode ser exportado até para AutoCAD ou SketchUp, simplificando ainda mais os processos.

6 ArchiSnapper

O aplicativo permite a criação de relatórios de campo, possibilitando um registro fiel durante a visita à obra. Além disso, a ferramenta proporciona a criação de listas de pendência e uma documentação completa com fotografia do ambiente, desenho, esboços e comentários.

Os documentos são editados automaticamente, viabilizando o acesso em qualquer lugar. ArchiSnapper está disponível para Android e IOS.

7 BIMX

Esse é um aplicativo com foco na apresentação 3D do projeto. Ele permite que todos os envolvidos acessem o modelo com o intuito de aprimorar a coordenação e a visualização. 

O BIMX utiliza uma navegação semelhante a dos jogos online para fornecer uma maior eficiência na exploração do projeto e de cada cômodo.

A colaboração ajuda na conexão entre o canteiro de obras com o escritório. As funcionalidades envolvem cortes de modelos em tempo real, medições e anotações no projeto e atualizando em caso de modificação. Isso permite um feedback rápido e eficiente do cliente.

Destaca-se que esse também é um aplicativo disponível para Android e IOS.

8 MagicPlan

Aqui, para criar uma planta é preciso somente utilizar a câmera do celular. O MagicPlan é uma ferramenta que realiza a medição dos espaços enquanto o aparelho captura, no meio do cômodo, as imagens.

Os detalhes arquitetônicos são transformados em realidade aumentada. A imagem gerada pode ser facilmente compartilhada. Além disso, o aplicativo está disponível tanto para Android quanto IOS.

9 Architect’s Formulator 

Architect’s Formulator é um aplicativo de utilidade. Ele contém mais de 400 fórmulas matemáticas para facilitar os cálculos do projeto e do exame estrutural.

Há fórmulas para encanamento, acústica e carpintaria, por exemplo. A usabilidade do aplicativo permite salvar as que mais são utilizadas e editar as mesmas para usar em unidades diferentes.

Contudo, essa ferramenta só está disponível para IOS.

10 Concept Idea Calculator

Esse aplicativo é uma calculadora dedicada à arquitetura. Com ele é possível avaliar a estrutura do projeto e, assim, testar sua viabilidade logo na sua etapa inicial.

As proporções oferecidas pelo aplicativo ajudam a identificar a quantidade certa de materiais como concreto, aço e madeira, por exemplo. Além, é claro, de realizar cálculos estruturais, colaborando com a criação de esboços de projetos básicos sem precisar de muita ferramenta.

Esse também é um aplicativo disponível somente para IOS.

11 Sun Seeker

Apesar de não ser direcionado à arquitetura, essa é uma ferramenta útil para os profissionais desse setor. Com ele é possível identificar e acompanhar as fontes de luz solar. 

A incorporação dos dados relacionados aos solstícios e horários do nascer e pôr do sol colabora com as decisões relacionadas a iluminação do projeto. 

Com a ajuda da realidade aumentada é possível usar os dados do aplicativo para igualar as condições de iluminação do mundo real no seu software de modelagem 3D.

Sun Seeker é compatível com o sistema Android e IOS.

12 MeuPasseioVirtual

aplicativos de arquitetura

Por fim, o MeuPasseioVirtual é um aplicativo que colabora com a experiência do cliente, com a otimização do tempo e com a criatividade de uma apresentação mais imersiva. A plataforma permite o upload de imagens 360 para a criação de Tours Virtuais. 

A plataforma é uma solução intuitiva, prática, eficiente e que simplifica a criação de Tour Virtuais 360. A ferramenta conta com diferentes planos de assinatura para atender às necessidades de cada negócio.

O MeuPasseioVirtual permite o acesso do link em qualquer lugar, 24h por dia. O seu tour pode ser compartilhado e apresentado em qualquer dispositivo, colaborando ainda mais com a experiência do seu cliente.

Com essa ferramenta, a apresentação do projeto se torna um momento ainda mais especial para o cliente. Complementando com recursos de Realidade Virtual, a imersão estará garantida. Esse atributo ajuda na compreensão de ângulos, texturas e detalhes dos ambientes.

Assim, com um maior entendimento do resultado, a taxa de modificação é reduzida, aumentando a produtividade. Além disso, o contato mais imersivo possibilita uma experiência completa do cliente, valorizando ainda mais o resultado final.

Esse também é um aplicativo compatível com o sistema Android e IOS, além de contar a versão desktop para navegador.

E agora?

Os aplicativos de arquitetura citados colaboram com a criatividade e produtividade das atividades diárias. Tê-los como ferramenta será um diferencial para aprimorar os seus resultados e garantir a satisfação do cliente.Então, faça um teste gratuito no MeuPasseioVirtual e entenda como é possível melhorar a experiência dos seus clientes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *