tour virtual

Tour Virtual: o que é e como fazer no seu projeto

O Tour Virtual é um conteúdo imersivo que utiliza as características da Realidade Virtual para fornecer experiências surpreendentes. Essa ferramenta tem o potencial de otimizar e ampliar a produtividade do arquiteto em suas apresentações, além de expandir a sua notoriedade perante o mercado.

Essas e outras vantagens foram reunidas nesse texto para exemplificar as funcionalidades e facilidades que o Tour Virtual proporciona nos seus projetos arquitetônicos. Ao fim, ainda listamos um passo a passo para você colocar essa solução em prática e aumentar a sua credibilidade. Confira!

O que é Tour Virtual?

O Tour Virtual é uma solução tecnológica que vem se popularizando no mercado. Apesar de ser utilizada há anos, a pandemia tornou essa solução indispensável em diversas áreas, como no setor imobiliário, arquitetura, e até mesmo na cultura, por exemplo. Podemos citar as visitações online de museus, como o do Louvre.

Contudo, o exemplo mais conhecido a utilizar essa ferramenta, e também o mais antigo, é o Google Street View. Segundo a própria Google, esse é um conteúdo imersivo que fornece uma apresentação virtual do lugar escolhido. 

O Tour Virtual tem a mesma premissa. Aqui são utilizadas imagens 360 para realizar uma introdução do objeto em questão, de maneira mais imersiva e criativa. Para a apresentação de projetos arquitetônicos, essa é uma solução que agrega valor ao resultado.

Esse recurso se baseia no conceito da Realidade Virtual (RV). A metodologia contém 3 pilares:

  • Conteúdo Imersivo: essa é a base para a sensação e experiência de imersão. Há apenas três tipos de conteúdo imersivo: imagem 360, vídeo 360 e projeto 3D;
  • Aplicativo VR: esse é o player da RV. Isto é, esse é o recurso que permite a transmissão do conteúdo imersivo, entregando a experiência da imersão virtual;
  • Óculos VR: dispositivos de saída responsáveis por realizar a  transmissão do conteúdo imersivo, proporcionando a sensação de presença no ambiente virtual.

Para oferecer o Tour Virtual nos seus projetos é preciso pensar em alguns pontos. Como esta apresentação é criada com imagens 360, é preciso gerar esse conteúdo através de softwares de modelagem 3D, ou capturar fotografias com câmeras 360.

Imagens 360 X Panorâmicas

Vale a pena destacar que as imagens panorâmicas captadas com celular não são imagens 360. Desta forma, não é possível usar esse tipo de imagem panorâmica na criação de Tours Virtuais 360. É preciso utilizar imagens 360.

Os benefícios dessa solução

tour virtual

Esse recurso pode ser utilizado durante algumas fases do seu trabalho diário. Sendo as principais: durante a apresentação do projeto, acompanhamento de obras, como portfólio e em exemplos de “antes e depois” de um resultado para conquistar ainda mais clientes.

Uma das vantagens oferecidas por essa solução é a otimização de tempo! Isto é, com a ajuda de uma apresentação mais imersiva, o cliente compreende facilmente as características do projeto e tende a aprovar sem um grande número de alterações. 

A composição dos ambientes, móveis, texturas, decoração e cores passam a ficar em evidência. Com isso, o número de solicitações de alterações no projeto reduz consideravelmente, junto com o custo de todo o projeto.  

Essa solução também facilita a atração daqueles que ainda não são clientes. Esse é um grande apelo emocional para novos clientes que irão ver no seu trabalho qualidade e modernidade. Com o tour virtual 360 o encantamento se transforma em experiência positiva e fidelização. 

Além disso, ao utilizar essa ferramenta, você demonstra ao seu cliente o interesse em fazer com que ele realmente entenda o projeto e se sinta realmente dentro dele Você também mostra que conhece as novidades, tendências e inovações do mercado. Isso aumenta sua credibilidade e cria um diferencial competitivo.

Como usar essa ferramenta nos seus projetos

A partir do contexto apresentado, reunimos a seguir um passo a passo para você montar o seu Tour Virtual de maneira prática e simples.

Modelagem 3D ou câmera 360

Em um primeiro momento, é preciso produzir as imagens 360. Elas podem ser criadas com a ajuda de softwares de modelagem 3D. São os mesmos softwares que já fazem parte da rotina de projetistas, arquitetos e designers de interiores.

Os softwares de modelagem 3D permitem renderizar imagens 360 dos ambientes dos projetos, gerando assim um ambiente completamente digital. Basta realizar algumas configurações nos softwares e no plugin de renderização.

Alguns exemplos de softwares de modelagem que possibilitam a criação de imagens 3D:

  • 3DS Max;
  • Revit;
  • Lumion;
  • SketchUp;
  • Promob;
  • Blender;
  • Rhinoceros.

Há uma segunda possibilidade para a geração das imagens 360, que é a captura de fotografias 360 com câmeras 360. Esta forma de captação é possível quando o projeto já está entregue ao cliente. 

As fotografias 360 são captadas dos ambientes físicos, após o término da obra. Com essas novas imagens é possível realizar a comparação entre a imagem 360 renderizada a partir do projeto 3D com a fotografia 360 do ambiente já pronto.

Optando pela comparação entre Projeto X Obra entregue, você precisa investir em uma câmera 360. Você pode encontrar no mercado diversos modelos de câmeras 360 para uso pessoal ou profissional, fator que influencia diretamente no preço do equipamento. 

Plataforma de Tours Virtuais 360

É importante escolher uma plataforma que permita a criação, hospedagem e o compartilhamento dos seus tours virtuais 360. A plataforma de tour virtual 360 simplifica o trabalho de criação porque não exige nenhum conhecimento técnico. Você só precisa gerar imagens 360.

No Tour Virtual 360 as imagens são apresentadas de forma organizada e interativa. Setas de navegação que permitem a troca entre ambientes virtuais, como se fossem links entre uma imagem e a outra.

Em outras palavras, os links entre um ambiente e outro criam uma sequência lógica que simula uma visita, uma caminhada por dentro do ambiente virtual.

O ideal é que a plataforma disponibilize o acesso online aos tours virtuais, a partir de qualquer lugar e 24 horas por dia. É indispensável que os tours virtuais criados na plataforma possam ser visualizados também a partir de óculos de realidade virtual, assim como em dispositivos convencionais (computadores, tablets e celulares).

Verifique se o link dos Tours Virtuais permitem a incorporação em sites, isto facilita a integração com sua página de portfólio, site, portal ou anúncio. O MeuPasseioVirtual é uma plataforma que fornece esse recurso e todos os demais acima citados.

Personalização

Em plataformas como o MeuPasseioVirtual, você também pode personalizar o seu Tour Virtual 360 para torná-lo ainda mais interativo e interessante para o seu cliente. Além das setas de navegação, é possível adicionar uma galeria de imagens planas, plantas baixas humanizadas, som ambiente, logomarca e marcadores de texto, vídeos e links para páginas externas. 

Quanto mais detalhes e informações você puder inserir, mais atraente será o Tour Virtual para o seu cliente. Lembrando que, o tour virtual deve ser o mais intuitivo possível, assim, o usuário passará mais tempo interagindo.

Por isso, é tão importante escolher uma plataforma completa, que possibilita todas essas funcionalidades.

Apresentação ao cliente

tour virtual

Geralmente, a apresentação ao cliente é a última fase, é o momento tão aguardado por ele e por você. É possível realizar a apresentação do Tour Virtual com a ajuda de um Óculos VR. Transportar o cliente para dentro do ambiente virtual irá transmitir à ele uma experiência única e muito realística.

Para o cliente, a sensação de estar dentro do ambiente torna a apresentação do projeto ainda mais tangível, facilitando a visualização do todo e a compreensão da proposta criada pelo profissional.

Caso opte por não utilizar um óculos de realidade virtual, ainda assim poderá apresentar o tour virtual uma TV, monitor, notebook, tablet e celular. E claro, também é possível compartilhar o tour virtual, através do seu link, nas redes sociais, email ou WhatsApp. 

Próximo passo

Neste artigo você viu mais sobre os Tours Virtuais e seus benefícios, bem como, conferiu um passo a passo para facilitar a implementação dessa solução nas suas atividades diárias. 

Se você precisa de uma plataforma que possibilite colocar tudo isso em prática, conheça o MeuPasseioVirtual! Basta clicar aqui para criar sua conta e fazer um teste gratuito. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.