Monitorar obras remotamente: saiba como é possível com o Tour Virtual!

A prática de monitorar obras remotamente é uma tendência que veio para ficar! Portanto, é preciso compreender o potencial dessa ferramenta no dia a dia dos projetos e como ela pode colaborar para a experiência do cliente. 

Pensando nisso, listamos neste texto algumas informações para que você conheça mais sobre este assunto! Boa leitura!

Afinal, o que significa monitorar obras remotamente?

Em um cenário competitivo, entender como monitorar obras remotamente pode ser o diferencial que você precisava para garantir destaque no mercado e aumentar sua produtividade.

A construção civil é um setor que costuma apostar na inovação com o intuito de gerar maior economia, qualidade e eficiência. E é nesse momento em que o monitoramento remoto de obras aparece como uma solução vantajosa para os profissionais da área. 

A prática consiste no apoio de uma plataforma em nuvem capaz de criar Tours Virtuais 360 com base em imagens 360 do local. Isto é, a partir dessas fotografias, os profissionais envolvidos no projeto e o proprietário podem ter uma ampla visão das atualizações, mudanças e desenvolvimento do empreendimento. Tudo através de um link! 

Uma das grandes vantagens desse processo é a possibilidade de criação de um banco de dados com o histórico da evolução do projeto. A comparação constante permite que o projetista avalie o desempenho do empreendimento e identifique pontos de melhoria.

O monitoramento remoto também colabora com a centralização das informações e facilita o compartilhamento delas para todos envolvidos com o projeto. Tendo em vista que, com a ajuda da plataforma, é possível gerar um link do Tour, facilitando o envio.

Essa é uma ferramenta que torna ainda mais viável o processo de visita à obra de maneira remota. No entanto, essa não é uma prática 100% virtual porque é preciso um arquiteto ou profissional responsável para realizar a fotografia 360 de forma presencial e, assim, atualizar o Tour.

Em resumo, essa prática colabora com a experiência do cliente. Afinal, ele poderá monitorar a evolução do empreendimento com maior conforto, em qualquer lugar e em qualquer momento.

A importância do monitoramento remoto no contexto atual

A inovação e tecnologia têm se tornado, cada vez mais, soluções aliadas nesse contexto. O comportamento das pessoas, sejam eles clientes ou profissionais, sofreu grandes mudanças com a pandemia da Covid-19. O que antes era visto como tendência, atualmente se tornou necessidade. 

Muitas das atividades passaram a ser realizadas remotamente para não acarretar suspensões. A arquitetura e a construção civil se tornaram ainda mais importantes neste período. Afinal, a casa passou a ser o centro das tarefas e compromissos das pessoas. Logo, foi preciso realizar reformas para torná-la mais aconchegante e multifuncional.

Segundo dados mencionados pela ArchDaily, por exemplo, só nos últimos três meses de 2020, o número de atividades registradas pelos arquitetos e urbanistas cresceu 12%, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

E ainda, em novembro do mesmo ano, os volumes de serviços registrados por meio de RRT atingiram 15% a mais do que no ano anterior. Enquanto em dezembro, o crescimento foi de 14%.

Já em 2021, 80% dos profissionais de arquitetura obtiveram alta na demanda de trabalho.

Esses dados demonstram os impactos da pandemia e reforçam a necessidade de se destacar no mercado. O momento é favorável para apostar em tecnologias e estratégias que colaboram com o alcance de novos comportamentos e demandas. 

É justamente neste cenário em que o monitoramento virtual de obras ganha destaque. 

Com essa prática é possível garantir mais qualidade, otimização e facilidade na execução do projeto. Isso porque o compartilhamento dos Tours permite a rápida identificação de pontos de melhoria, evitando desperdícios de recursos e possibilitando o melhor aproveitamento do tempo.

As vantagens em realizar essa prática

O monitoramento de obras é capaz de fornecer diferentes benefícios. 

O primeiro deles é a economia de tempo. Com ele, há a possibilidade do gerenciamento remoto de várias obras que ocorrem em paralelo. E ainda, as resoluções de assuntos pontuais e até mesmo de problemas ou crises, podem ser feitas de maneira virtual.

A tecnologia potencializa o trabalho e reduz o desperdício de tempo com deslocamento e movimentação. Assim, é possível se dedicar a outras atividades que exigem maior atenção e cuidado.

Somados a isso, a comunicação passa a ser mais efetiva e assertiva. Com a rapidez dessa prática, todos envolvidos no projeto poderão ter acesso às informações necessárias para dar seguimento às atividades e, assim, evitar erros. 

Monitorar obras remotamente permite que as demandas sejam otimizadas, juntamente com os processos, pedidos e ajustes. 

Isso garante, em resumo:

  • Maior controle do processo construtivo;
  • Aumento da colaboração técnica sobre o projeto;
  • Redução da taxa de retrabalho e interferências;
  • Melhora a comunicação com a equipe;
  • Possibilita a análise do andamento do projeto por vários profissionais;
  • Diminui despesas com viagens e transporte;
  • Proporciona menores custos e acompanhamento integral.

Entenda como funciona o Tour Virtual

O Tour Virtual é um conteúdo interativo, criado e desenvolvido a partir de imagens 360. A ferramenta possibilita visitas virtuais a locais físicos reais ou até ambientes completamente digitais. 

No entanto, se utilizado em conjunto com o óculos VR, ele tem a capacidade de transmitir a sensação de completa presença e imersão no ambiente virtual. E a possibilidade de visualização em diferentes plataformas, como computador, tablets e smartphones, ainda acrescentam na experiência do cliente.

O Tour Virtual 360 passou a ser mais reconhecido após o surgimento do Google Street View (GSV). Essa ferramenta permite a visita virtual em qualquer lugar do mundo, em qualquer momento e dispositivo. A partir dele, foi possível expandir a possibilidade para atuações em diversos negócios.

Os tours são capazes de expor ambientes públicos e estabelecimentos comerciais privados. Além disso, é possível realizar o acompanhamento de obras até mesmo em projetos de pequenas proporções.

Deseja entender melhor como os Tours Virtuais podem colaborar com os seus projetos? Então baixe gratuitamente o nosso guia completo.

Como usar essa tecnologia para monitorar obras remotamente?

O monitoramento de obras remotamente permite que elas sejam acompanhadas virtualmente pelo proprietário com a ajuda do profissional responsável pela captura das imagens 360. Dessa forma, o Tour Virtual pode servir também como relatório que será enviado periodicamente, por exemplo.

Acrescenta-se que os Tours podem ser utilizados para visualizações de “antes e depois”. Ou seja, pode-se comparar o Tour Virtual 360 do Projeto 3D com o Tour Virtual 360 do resultado final, logo após a entrega da obra.

Logo, ele colabora para a experiência do seu cliente e para prospecção de novos. Tendo em vista que com o “antes e depois” é possível contribuir para a tomada de decisão por gerar maior confiança e segurança no seu trabalho. 

A arquitetura é uma área muito influenciada pelas indicações de clientes ou buscas online. Portanto, a satisfação de antigos clientes se torna um grande atributo para conquistar indicações e fechar mais projetos

Além disso, os Tours Virtuais 360 demonstram a evolução da obra a cada período, previamente acordado e determinado. E tudo isso pode ser feito utilizando câmeras 360.

E então?

Uma vez compreendida a importância do monitoramento virtual de obras e como o Tour Virtual pode colaborar com isso, é hora de colocar em prática essa solução. Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.